ROBOTIMaker

Universo Maker

O Laboratório Maker é um projeto desenvolvido em um espaço temático e tem como objetivo ensinar estudantes do ensino infantil, fundamental e médio conceitos de pensamento construtivista e tecnológico, que envolvem a fabricação manual, elétrica, mecânica, eletrônica, programação e impressão 3D.

Somos convictos do poder de transformação vinda de ambientes colaborativos, partimos da ideia que qualquer pessoa pode consertar, modificar, criar e produzir objetos com as mãos.

Consciência Ecológica

O espaço maker é uma prática que ajuda a evitar desperdícios, isso porque os itens são feitos com sucatas eletrônicas, cada projeto é exclusivo e personalizado o que aumenta o vínculo entre o maker e o produto, aumentando interesse e a vida útil dos objetos.

O movimento maker também vem sendo chamado de “Terceira revolução industrial”. Ele proporciona novas formas de produção e aprendizado, ambientes e relações de trabalho em que a colaboração é colocada como fator principal. A cultura maker tem potencial de ser uma propulsora da prática do ecodesign e desenvolvimento sustentável, conscientizando os alunos e comunidade do reaproveitamento e a importância do descarte correto dos produtos principalmente da sucata eletrônica.

DINÂMICA

No Laboratório


A prática é toda pautada na forma investigativa perante as situações problemas, que se apresentam no decorrer da fabricação dos projetos.

Todo material é fornecido pelo laboratório, o aluno também tem a liberdade de trazer seus próprios materiais. No início do módulo os alunos aprendem a usar todo ferramental, suas funções e aplicações.

Para todos os professores/tutores do Lab Maker as atividades práticas devem envolver trabalho coletivo, estimular criatividade e desenvolver empatia, além de obedecer princípios que estimulam a autonomia e o potencial inventivo, colocando o aluno no centro de seu processo de aprendizado.

Das Aulas

Atividades Praticas


Com acompanhamento e orientação dos tutores, as atividades são desenvolvidas individuais ou em equipe, visando alcançar os objetivos propostos dentro de um cronograma adequado aos projetos. Após a finalização do projeto o aluno pode levar a sua criação para casa.

As aulas acontecem uma vez por semana com duração de uma hora.

Atendendo o público crianças e jovens de 4 a 18 anos.