Ciências Naturais

Ensino de Ciências e Tecnologia no ensino infantil e fundamental.

Está na Hora!

Toda criança, mesmo antes de iniciar sua fase escolar, já desenvolve um instinto de curiosidade. É só observar que a todo momento faz perguntas sobre tudo o que ela vê, sente e interage, por isso, o contanto com as Ciências da Natureza na Educação Infantil e no Fundamental 1 possibilita estimular o interesse dela pelo mundo que a cerca, além de contribuir para a formação de uma consciência crítica diante das descobertas e dos fatos científicos presentes no seu dia a dia.

Sabe-se, no entanto, que não é fácil para o professor de educação infantil e séries iniciais promover momentos práticos de ciências, como em outras disciplinas, uma vez que o letramento e a alfabetização estão sobre sua responsabilidade. O problema também está relacionado à falta de espaço na grade curricular para o desenvolvimento dessas atividades. A realidade então é esta: muitas escolas apresentam laboratórios e equipamentos que são raramente utilizados devido à falta de planejamento de atividades e tempo para tais práticas.

Se não bastasse isso, as aulas de laboratório e experimentação, que até então eram aguardadas com ansiedade pelos alunos das séries Finais e Médio, não acontecem, porque hoje o que se vê é uma transformação dos objetivos das escolas e dos educandos. Tudo isso pela concorrência e limitação de vagas nos vestibulares para os cursos mais desejados, que trocam as aulas práticas de laboratório, por emaranhados de cálculos, números e fórmulas, presentes em todas as provas e vestibulares das melhores universidades do país.

A hora, portanto, é agora! Esse é o melhor tempo para nossos pequenos aprenderem mais sobre como funcionam e acontecem os fatos e os fenômenos de maneira simplificada e lúdica, assimilando novos conhecimentos e habilidades se divertindo.

O MUNDO FÍSICO


A presente proposta de ensino visa introduzir os alunos do Ensino Infantil e Fundamental às aulas em laboratório, principalmente, com atividades práticas e participativas nas áreas de Ciências, Física e Tecnologia. Dessa forma, os alunos terão acesso a conhecimentos e às atividades previstas apenas aos anos finais do Ensino Médio ou em Cursos Técnicos.

Os docentes estão preparados para explorar e aprofundar diversos temas, em sua maioria a física dos fenômenos, e ministrar aulas sobre tecnologia, como se dá o funcionamento de vários sistemas e seguimentos. A cada aula serão ministrados assuntos e matérias diferentes com previsão de início e término. Os tópicos seguirão uma sequência lógica, dando continuidades aos conteúdos e, consecutivamente, aumentando a complexidade dos experimentos, fazendo-se, sempre que necessário, retomar o que aprenderam nas aulas anteriores, para que possam ver suas aplicações em vários momentos de seu cotidiano.

Tudo isso, levando sempre em consideração o conhecimento prévio dos alunos, adquirido nesse pequeno espaço de tempo de vida, o que para os educadores é muito rico em informações e dados, e, com esse contexto de desenvolvimento, de exploração investigativa, será a base para a construção de novos conhecimentos.



Sabe-se que para ensinar Ciências na Educação Infantil é fundamental saber escutar as mais diversas curiosidades das crianças, ensiná-las a explorar através de investigações diversas e trabalhar conforme a fase em que a criança se encontra. Para que, assim, por meio da ciência, as crianças aprendam a conhecer o meio que as cercam e se tornem críticas frente à sociedade da qual fazem parte.